Não é surpresa que a Microsoft tinha planos para encerrar o WordPad. Após 28 anos de existência, esta aplicação agora tem seu fim determinado. Com a chegada da versão mais recente do Windows 11, ela não estará mais presente e em breve será removida de todos os PCs com este sistema operacional da Microsoft.
A Microsoft vem descontinuando vários softwares que não pretende mais manter ativos. Muitas propostas já chegaram ao fim de sua vida útil e estão sendo removidas do Windows 11, sem serem substituídas em sua maioria por outras alternativas, mas sim utilizando propostas já existentes.
O próximo a ter este destino é o conhecido e clássico WordPad, que em breve deixará de existir neste sistema da Microsoft. A gigante do software já havia anunciado isso anteriormente, mas só agora está tomando medidas concretas para remover esta sua proposta.
A versão mais recente do Windows 11, ainda em fase de testes no programa Insider, já não inclui o WordPad em futuras instalações, o que indica que em breve ele será removido do sistema, não podendo mais ser usado. O próximo passo será uma atualização que removerá o WordPad de todos os sistemas onde ainda está instalado, completando assim seu tão aguardado fim.
A Microsoft lançou o WordPad há 28 anos, com o Windows 95, e agora determinou seu encerramento. A recomendação para os usuários que estão acostumados a usar esta proposta é mudar para o Word, que oferece um editor de texto com recursos avançados de formatação.
Dessa forma, começa o fim de mais uma aplicação marcante do Windows. O WordPad em breve será removido e desaparecerá completamente. Por muitos anos, ele tem sido uma ferramenta simples para edição de texto e formatação mais avançada.